Os consumíveis são acessórios essenciais para máquinas de corte a plasma. Devido suas características e funções, são a parte mais importante de um sistema de corte a plasma, determinando a qualidade do acabamento do corte! Abaixo você confere tudo o que precisa saber sobre essas peças: o que são, os tipos e os principais erros no uso!
Se você está procurando por consumíveis plasma para sua indústria, não deixe de conferir os produtos da Steel Plasma, a divisão da Madeiplast especializada nesses acessórios! Fornecemos um vasto estoque de acessórios que se encaixam nas principais fontes do mercado. Acesse por algum dos links abaixo e garanta o melhor custo-benefício!
O que é corte a plasma?
É uma tecnologia de corte de materiais que vêm crescendo na indústria cada dia mais e substituindo outros processos.
Funciona a partir da abertura de um arco elétrico que é direcionado por ar-comprimido, auxiliando na expulsão do metal removido. A máquina de corte a plasma possui uma fonte para realizar o corte. Essa fonte — que pode ser operada tanto manualmente como por máquinas computadorizadas com sistema CNC — conta com uma tocha que precisa dos consumíveis para cortar o material no formato desejado.
Esse processo beneficia o corte e a separação de metais que sejam condutores elétricos, como:
✔️ aço carbono;
✔️ aço inox;
✔️ ferro fundido;
✔️ cobre;
✔️ latão;
✔️ bronze;
✔️ alumínio.
Essa operação é rápida e tem como resultado um excelente acabamento, graças a alta temperatura, pressão do ar e velocidade. Diversas indústrias se beneficiam do corte a plasma: serralherias, caldeirarias, empresas de reparação de veículos, entre outras.
➡️ Saiba mais sobre corte a plasma – Blog
O que são consumíveis para plasma?
Os consumíveis para corte a plasma são um conjunto de componentes que se desgastam gradualmente com o tempo até que precisem ser substituídos: eles têm um ciclo de vida.
São todos encontrados na própria tocha de corte, que é onde a maior parte da energia é concentrada. Monitorar o desgaste é fundamental para manter uma máquina eficiente, que corta bem e de alta durabilidade!
Abaixo você confere as características e funções dos principais consumíveis para corte a plasma.
01 – Difusor de Gás Plasma
Este é um pequeno componente dentro da tocha que gira o gás ao redor do arco de plasma. Essa camada externa de gás ajuda a focalizar e direcionar o arco para maior precisão de corte, e girar ajuda a mantê-lo frio.
Como é essa camada protetora de gás em torno do arco que faz contato com o bico, as temperaturas mais baixas impedem que o bico queime e retardam sua degradação!
02 – Eletrodo
O eletrodo é um pedaço estreito de cobre contendo háfnio (que é um excelente condutor de eletricidade). Sua função é receber a corrente elétrica de um bloco catódico dentro da tocha ao qual está conectado e focar a carga por meio de sua ponta, o que faz com que ela se arqueie na peça de trabalho.
03 – Bico de corte
O bico concentra o arco de plasma e o gás que o cerca para fazer um corte limpo e preciso. Um bico com uma abertura menor, por exemplo, é mais capaz de direcionar o gás, portanto, é usado para trabalhos finos e detalhados.
04 – Tampa de retenção
A tampa de retenção mantém basicamente todas as peças consumíveis da tocha juntas. Como as temperaturas nesta extremidade da máquina são extremamente altas, não são apenas as peças que criam e focalizam o arco que estão desgastadas: o componente que os mantém unidos também se degrada com o tempo!
05 – Bocal plasma
Existe para proteger a tocha e seus outros componentes das faíscas e do metal derretido que resultam do processo de corte a plasma. Ele leva o impacto da precipitação para que o desgaste de outros componentes seja minimizado tanto quanto possível.
Quanto tempo essas peças duram?
O bico e o eletrodo se desgastarão mais rapidamente do que outros componentes, pois estão mais diretamente envolvidos na criação e focalização do arco de corte.
Você notará o desgaste do bico principalmente na qualidade do corte que está obtendo. À medida que o bico se desgasta, o orifício na ponta fica maior, o que torna o arco de plasma mais espesso e produz um corte mais amplo na peça de trabalho.
Erros no uso dos consumíveis
Como a tocha fica em contato com o metal através de corrente elétrica, é normal que com sua utilização, os consumíveis acabem se desgastando. Entretanto, existem algumas práticas no uso desses materiais que diminuem a vida útil dessas peças, causando prejuízos que poderiam ser evitados pelo uso correto desses acessórios! Os principais erros você confere abaixo!
Usar parâmetros e peças erradas para o trabalho
Cortar muito rápido, muito devagar ou a uma distância errada de sua peça de trabalho desgastará suas peças mais rapidamente. Além disso, é preciso prestar bastante atenção na hora de escolher os consumíveis, pois existem diferenças dependendo do equipamento utilizado!
Instalação incorreta dos consumíveis
Instalar seus componentes com cuidado e corretamente é essencial para que funcionem adequadamente. Isso inclui verificar se as tolerâncias dos consumíveis correspondem à amperagem que você usará, bem como a montagem correta.
Usar os consumíveis até que ‘estourem’
Usar acessórios muito desgastados, além de poder estragar uma boa peça de metal, também pode causar falhas graves na tocha e paralisações desnecessárias no trabalho. A melhor maneira de verificar a qualidade dos consumíveis é observar periodicamente a qualidade da borda de corte do metal e verificar as peças da tocha quando o corte começar a se deteriorar!
Montagem errada e colisão da tocha
Na montagem correta, as peças devem estar alinhadas e se encaixarem juntas firmemente. A limpeza durante a montagem da tocha também deve ser realizada. Para evitar as colisões da tocha com a peça de trabalho, pode-se programar o sistema de corte de formas para contornar (e não passar em cima) das peças cortadas.
Não verificar o líquido de resfriamento
O equipamento superaquece e falha caso não haja fluido de resfriamento suficiente para controlar o calor do eletrodo.
Não monitorar
Manter o controle de como seus componentes estão se desgastando permitirá que você evite que um componente desgastado prejudique outros prematuramente.
Você precisará trocar o bico e o eletrodo com mais frequência do que as outras peças, e deixá-los muito tempo sobrecarregará todo o sistema, além de reduzir a qualidade do corte.
Onde encontrar consumíveis?
Na Steel Plasma, divisão da Madeiplast especializada em consumíveis, você encontra um vasto estoque de produtos para sua indústria. Contamos com peças para pronta-entrega de acordo com as principais fontes do mercado com o melhor custo-benefício! É só clicar em um dos links abaixo e conferir a nossa loja de consumíveis de plasma.