Qual a importância do Difusor de gás plasma?

Tipos e funções de difusor de gás plasma.

O difusor de gás (ou anel difusor) é um consumível importante no corte a plasma. Essa peça é um isolante elétrico com furos calibrados para obtenção do fluxo correto do gás plasma. Isso porque sua principal função é direcionar e controlar o arco plasma — através de um fluxo em redemoinho — para obter a melhor qualidade do corte! Entenda tudo abaixo.

Precisa de difusor ou outro consumível para sua máquina de corte a plasma? Então confira as peças disponíveis na Steel Plasma. As melhores marcas e os principais modelos do mercado:

➡️ Steel Plasma opção 1

➡️ Steel Plasma opção 2

Você também vai se interessar:

➡️ Tudo sobre bocal de plasma

➡️ Principais consumíveis de plasma

➡️ Dicas sobre corte a plasma

O que é difusor de gás plasma?

O difusor é um dos principais consumíveis utilizados na tocha de corte a plasma. Ele controla e gira o gás de plasma ao redor do eletrodo e no bico, controlando o ponto onde o arco está conectado ao emissor. Ele também controla o fluxo de plasma através do bocal, afetando a angularidade da borda. Além disso, esse componente isola o bocal do eletrodo e alinha o emissor e o orifício do bocal.

O anel difusor possui pequenos orifícios angulares e, em algumas versões, um anel de vedação.

Modelo de difusor de gás para corte a plasma.

Para que serve?

A principal função do difusor é controlar a ação do fluxo de gás de plasma ao redor do eletrodo. Ele faz isso para centralizar o arco no eletrodo e através do bico e constringir o arco para velocidades de corte mais rápidas e capacidade de corte mais espesso. A qualidade do corte é altamente dependente desse padrão de fluxo!

Como funciona?

Esse consumível canaliza o gás em duas direções diferentes à medida que sai da máquina e desce pela tocha. Primeiro, o gás avança em espiral ao redor do eletrodo, ao redor do arco, desce pelo bocal e sai pela tocha.

A razão pela qual essa peça precisa girar é que ela permite que o gás, à medida que sai pelo bocal, esteja em diferentes temperaturas. O gás mais frio viaja pelo lado de fora – esse gás está em contato com o bico e evita que ele queime. Sem o difusor, a mistura de gás é inadequada e pode queimar o bico. O outro propósito dessa peça é canalizar o gás para trás e retirar o calor do eletrodo.

Desenho que mostra os consumíveis de uma tocha de plasma.
Consumíveis que compõem a tocha de plasma. O difusor está nomeado em inglês “swirl ring”.

Modelos de difusores de gás

Os tipos de difusores de plasma são divididos pelo formato e modelo compatível. Confira os principais abaixo.

🔶Difusor Trafimet 90/a-140:

Modelo Compatível: Trafimet A140, Trafimet A141, Trafimet A90

Características: Distribuidor de Gás – (PE101) – Trafimet Ergocut A90 / 140 / 141 Distribuidor de gás utilizado na tocha Trafimet Ergocut A90 / 140 / 141 para cortes.

🔶Difusor Hypertherm Powermax 1650:

Amperagem (A): 100

Difusor de gás utilizado em tochas plasma hypertherm: 1650

🔶Difusor Cebora P-70:

Utilizado na tocha CEBORA P-70 para cortes.

🔶Difusor P150 Ews Cebora P-122/p-152:

Modelo Compatível: Cebora P 122, Cebora P 152

Características: Distribuidor de Gás P-122 / 152 Distribuidor de gás, utilizado na tocha CEBORA P-122 / 152 para cortes.

🔶Difusor Power Max45:

Modelo Compatível: HYPERTHERM 45

Difusor de gás utilizado em tochas plasma hypertherm powermax 45

🔶Difusor Hypertherm 80a A 130a:

Modelo Compatível: Hypertherm, THERMACUT

Características: Difusor de gás 80 a 130A – (220179) – DISTRIBUÍDOR GÁS PLASMA HYP 220179 HPR 80 A AÇO CARBONO – HYPERTHERM – 220179

🔶Difusor de gás 4 Furos Pt31:

Modelo Compatível: PT31/31

Características: as tochas são utilizadas para maquinas, CUT-40, CUT-50 e CUT-60.

Quando o difusor precisa ser trocado?

Saiba quando substituir o anel difusor do corte a plasma.

Durante as trocas de eletrodos e bicos, você deve inspecionar o anel difusor quanto a danos, como rachaduras, deformações e orifícios obstruídos. A substituição é necessária se algum desses problemas for encontrado.

O uso padrão indica que esse elemento deve durar pelo menos 15 trocas de eletrodos e bicos, mas isso pode diferir dependendo dos padrões de uso!

Assim, troque o difusor de gás plasma se:

1. Há uma área enegrecida, queimada ou rachada que afetará suas características de isolamento ou fluxo.

2. A tocha está cortando com ângulo de borda ruim (o bico gasto e a tampa de retenção também podem fazer isso. Então troque uma parte de cada vez até que o problema desapareça!).

3. A tocha falha frequentemente.

Ao montar consumíveis em uma tocha, é importante que essa peça esteja posicionada corretamente.

Dicas para prolongar a vida útil de todo seu sistema de corte a plasma

✔️Certifique-se de combinar os consumíveis com a aplicação. Nunca use consumíveis de baixa amperagem para corte de alta amperagem ou vice-versa.

✔️Ao usar consumíveis não blindados, sempre mantenha a tocha a uma distância adequada da peça de trabalho ao realizar um corte.

✔️Lembre-se de cortar na velocidade apropriada. Cortar muito rápido resultará em um corte incompleto. Cortar muito devagar sobrecarregará desnecessariamente os consumíveis, fazendo com que eles queimem rapidamente.

Difusor de gás plasma – Orçamento online

Orçamento online de difusores de gás plasma.

Aqui na Steel Plasma você encontra diferentes tipos de difusor de gás para sua máquina de corte a plasma. Confira os modelos disponíveis e garanta o melhor custo-benefício para sua indústria!

➡️ Steel Plasma opção 1

➡️ Steel Plasma opção 2