A injeção plástica automotiva é um processo amplamente utilizado pelos fabricantes de carros de passeio, veículos para transporte (ônibus e vans) e caminhões.
Isso é porque na indústria automotiva — onde consistência, segurança e qualidade são de extrema importância — a moldagem por injeção dá origem a peças plásticas altamente duráveis, versáteis e consistentes! Abaixo você confere tudo sobre o assunto. Acompanhe!
A Madeiplast é uma empresa de injeção plástica e construção de moldes. Atendemos a indústria automotiva, hospitalar, linha branca, entre outras. Se sua empresa precisa terceirizar sua produção em escala industrial e já possui o projeto ou modelo pronto, entre em contato conosco.
Em breve um de nossos representantes retorna sua mensagem para conversar sobre as necessidades da sua indústria.
Você vai gostar de ler também:
➡️ Importância do projeto do molde
➡️ Suportes para placas Mercosul
➡️ Terceirização da injeção plástica
História
Nos primórdios da indústria automotiva, os carros eram feitos quase inteiramente de metal, o que significava que eram desajeitados e extremamente pesados. Com a evolução da indústria, o mercado de plásticos entrou em erupção nas décadas de 1940 e 1950. Então os fabricantes automotivos começaram a experimentar peças plásticas em sua produção.
Na década de 1970, foram lançados os primeiros carros com elementos decorativos de plástico. Mais tarde, nos anos 80, eles também introduziram peças mais funcionais, como faróis de plástico, para-choques e para-lamas.
No início dos anos 2000, os fabricantes de automóveis divulgaram os primeiros componentes estruturais de plástico para carros. Eles tinham a vantagem de serem mais leves do que os seus homólogos de metal, proporcionando maior eficiência de combustível e produção mais barata!
Hoje, a injeção plástica automotiva é um método de produção dominante na fabricação de peças plásticas para carros e outros veículos.
Como é o processo de injeção plástica automotiva?
Após receber o briefing e as especificações do cliente, o projeto do molde é criado, ajustado e aprovado.
Um protótipo da peça desejada é produzido para garantir precisão e qualidade. Ele é revisado e atualizado conforme necessário até que esteja pronto para entrar nas principais etapas de produção.
Os materiais que serão utilizados são escolhidos, com conselhos e recomendações fornecidos ao longo do caminho. As peças plásticas são então produzidas na quantidade necessária, no formato, cor e acabamento adequados, usando as injetoras de plástico.
Em seguida, o desempenho e controle de qualidade das peças são testados antes da apresentação ao cliente. Empresas de injeção plástica automotiva respeitáveis aderirão à conformidade com a ISO 9001, bem como outros padrões de qualidade relevantes da indústria!
➡️ Saiba mais sobre o processo de injeção – Madeiplast
Vantagens da injeção de plástico
O processo pode produzir componentes de alta precisão através da técnica de moldagem por injeção de plástico.
Os moldes podem ser criados para atender às especificações exatas, mesmo para pequenas tiragens de produção. Eles podem criar designs muito intrincados e acabamentos de alta qualidade!
Também é fácil detectar defeitos em peças plásticas moldadas por injeção e corrigi-los com um molde revisado.
Além desses, aqui estão mais alguns benefícios da injeção plástica na indústria automotiva:
🔹produção em massa: as peças podem ser feitas várias vezes usando os mesmos moldes, o que contribui para a uniformidade e precisão;
🔹o processo é altamente escalável, o que significa que os custos de fabricação diminuirão à medida que mais peças forem feitas usando o mesmo processo;
🔹as técnicas rápidas da ferramentaria de moldes permitem que os protótipos sejam produzidos de forma rápida e fácil. Isso acelera os processos de pesquisa e desenvolvimento para empresas automotivas que trabalham em novas marcas e modelos de veículos;
🔹os polímeros e termoplásticos automotivos usados estão amplamente e prontamente disponíveis. Isso evita atrasos no fornecimento de materiais e torna a cadeia de suprimentos menos complicada;
🔹a moldagem por injeção de plástico produz um acabamento de alta qualidade com a escolha de texturas de superfície que variam de áspera a brilhante. Os materiais são altamente versáteis, permitindo possibilidades de design quase infinitas;
🔹eles também podem produzir uma ampla gama de tons e misturas para combinar com a paleta de cores do veículo. Os corantes podem ser misturados para obter tonalidades exatas sem a necessidade de adicionar tinta posteriormente.
Quais plásticos são utilizados?
Os fabricantes automotivos precisam construir seus veículos de acordo com rigorosos padrões de segurança e atender a várias certificações para se tornarem capazes de rodar. Para isso, é extremamente importante escolher o plástico certo para cada tipo de peça e necessidade! Abaixo você confere os principais termoplásticos utilizados.
Polipropileno (PP)
Os fabricantes automotivos usam PP para algumas das peças de maior intensidade, incluindo vários componentes externos. Isto é devido à sua resistência à água, produtos químicos e luz UV. As peças de PP incluem para-choques, isolamento de cabos e tampa da bateria.
ABS
Amplamente utilizado para moldagem por injeção e impressão 3D, o plástico durável ABS é bastante resistente às intempéries. Nos carros, pode ser usado para fazer itens como painéis e capas.
Nylon (Poliamida)
Apesar de não serem resistentes a líquidos, os nylons apresentam boa resistência à abrasão e a produtos químicos. Eles podem ser moldados em componentes automotivos como buchas e rolamentos.
Acrílico (PMMA)
A transparência do acrílico o torna um excelente substituto (e inquebrável) do vidro. Um fabricante de peças plásticas automotivas pode usar PMMA moldado para tampas de faróis e telas internas (rádios).
Aplicações da injeção plástica automotiva
Como você viu um pouco acima, cada termoplástico é utilizado na fabricação de peças plásticas para diferentes funções automotivas. De modo geral, o plástico pode ser utilizado para três partes de carros: componentes sob o capô, elementos externos e internos.
1 – Componentes sob o capô
Nas últimas duas décadas, muitos componentes sob o capô que os fabricantes anteriormente faziam de metal foram substituídos pelo plástico. Para essas aplicações, polímeros robustos como ABS, Nylon e PET são comuns.
Assim, os fabricantes agora produzem peças (como tampas de cabeçote e cárteres de óleo) usando o processo de injeção plástica. Este método oferece menores pesos e custos em comparação com peças metálicas.
2 – Componentes externos
A moldagem por injeção é um processo estabelecido para muitos componentes automotivos externos, incluindo para-lamas, grades, para-choques, painéis de portas, trilhos de piso, caixas de luz, suportes para placa e muito mais.
3 – Componentes internos
Os fabricantes também produzem muitas peças internas usando injeção plástica automotiva. Eles incluem componentes de instrumentação, superfícies internas, painéis frontais, maçanetas, porta-luvas, saídas de ar e muito mais.
Além disso, a moldagem por injeção é usada também para a produção de elementos plásticos decorativos.
Empresa de injeção plástica automotiva – Orçamento online
A Madeiplast é especializada há mais de 20 anos em injeção plástica automotiva. Contamos com injetoras de alta tecnologia e equipe capacitada em todas as etapas da construção de moldes e injeção de plástico.
Entre em contato, respondemos sua mensagem rapidamente com a melhor solução para sua demanda.