Poliacetal: propriedades e processo de injeção

Poliacetal: propriedades, usos e processo de injeção.

O Poliacetal é um termoplástico semicristalino amplamente utilizado na moldagem por injeção para produzir peças de alta precisão. Continue a leitura e descubra como é fabricado, as diferenças entre os tipos disponíveis (homopolímero e copolímero), propriedades e usos.

Precisa terceirizar a injeção de poliacetal da sua indústria? Conte com a Madeiplast! Oferecemos a expertise de uma equipe experiente e especializada em conjunto com injetoras de alta tecnologia. Solicite seu orçamento, em breve retornamos para conversarmos sobre suas necessidades.

Você também vai gostar de ler:

➡️ Tipos e funções do difusor de gás plasma

➡️ As propriedades e usos da poliamida

➡️ Tudo sobre a moldagem de poliestireno

O que é Poliacetal?

Também chamado de polióxido de metileno (POM), o poliacetal é um termoplástico de engenharia semicristalino à base de formaldeído que contém o grupo funcional de um carbono ligado a dois grupos -OR. No mercado, é encontrado em dois tipos: poliacetal homopolímero e poliacetal copolímero.

Como outros termoplásticos, o POM se transforma em líquido em seu ponto de fusão, em vez de queimar ou carbonizar. É frequentemente preferido por sua alta resistência ao impacto e nível de dureza, durabilidade excepcional e alto módulo de flexão. Também é um material de baixo atrito, o que significa que não aquece facilmente quando usado em aplicações de alto atrito.

Esse termoplástico também é conhecido por alguns nomes industriais, que são adotados para indicar as fórmulas ligeiramente variadas para basicamente as mesmas substâncias, e geralmente diferem pela empresa química envolvida em seu processo de produção. Alguns deles são: Delrin ®, Celcon ®, Duracon ®, Ultraform ®, entre outros.

Barras de poliacetal.

Como o POM é feito?

O polióxido de metileno, assim como outros plásticos, começa com a destilação de combustíveis de hidrocarbonetos em grupos mais leves chamados “frações”, alguns dos quais são combinados com outros catalisadores para produzir plásticos (normalmente por polimerização ou policondensação).

Propriedades físicas e características

✔️Forte, rígido e resistente.

✔️Excelente estabilidade mecânica.

✔️Baixo coeficiente de atrito.

✔️Facilmente usinado e fabricado.

✔️Baixa absorção de água.

✔️Alta resistência a impactos repetidos.

✔️Resistência a baixa temperatura (até -40 ºC).

✔️Excelente resistência à fadiga a longo prazo.

✔️Excelente resistência à umidade, gasolina, solventes e muitos outros produtos químicos de pH neutro.

✔️Excelente estabilidade dimensional.

✔️Lubricidade natural.

✔️Ampla faixa de temperatura útil (no ar -50 a +90 ºC com uso intermitente até 160 ºC).

✔️Boas características de isolamento elétrico.

✔️100% reciclável.

Engrenagens feitas de injeção de POM.

Tipos de Poliacetal: Homopolímero X Copolímero

O tipo homopolímero é produzido a partir de formaldeído monomérico anidro que é polimerizado por catálise aniônica em um meio de reação líquida orgânica. O polímero resultante é estabilizado pela reação com anidrido acético.

Já o copolímero requer a conversão de formaldeído em trioxano usando catálise ácida e polimerização catiônica. A reação é seguida pela purificação do trioxano por destilação ou extração para remover água e outras impurezas ativas contendo hidrogênio.

HomopolímeroCopolímero
– Disponível em várias faixas de viscosidade;
– Maior grau de regularidade em sua estrutura;
– Maior resistência à tração;
– O homopolímero não preenchido é mais rígido e mais forte;
– Resistência moderada sob impacto repetido;
– Permite design de peças mais finas e leves;
– Ciclos de moldagem mais curtos;
– Potencial para redução de custos;
– Melhores propriedades mecânicas.
– Mais fácil de processar / janela de processamento mais ampla;
– Desempenho superior a longo prazo (resistência à fluência, fadiga, resistência, retenção de força);
– Menos gases e odor;
– Livre de metais pesados, cádmio e chumbo (maior segurança para os trabalhadores/ambiente);
– Melhor manutenção da cor;
– Ciclos de moldagem mais rápidos;
– Menos depósitos de mofo;
– Estável em ambientes alcalinos.

Injeção de poliacetal

Fábrica de injeção plástica de poliacetal.

O POM é um material forte e flexível que apresenta grande resistência à fluência, excelente estabilidade dimensional e impressionante resistência ao impacto mesmo em condições de temperatura muito baixas.

Os homopolímeros geralmente apresentam melhor resistência à tração final, resistência à fadiga e dureza ideal, mas não são fáceis de processar. Comparativamente falando, os copolímeros são melhores em termos de estabilidade térmica, resistência a produtos químicos e processabilidade. O que eles têm em comum é que ambos são cristalinos e absorvem pouca umidade.

Com relação à temperatura de processamento, os copolímeros podem ser usados ​​continuamente sob condições de temperatura de até 100 ºC. Os homopolímeros são ligeiramente mais resistentes a altas temperaturas.

Devido ao nível relativamente alto de cristalinidade dos materiais de moldagem por injeção, são causados ​​níveis mais altos de encolhimento de 0,02 – 0,035 mm. Em graus reforçados de POM, pode ser observada retração diferencial.

Condições para a injeção

SecagemGeralmente não é necessária, mas é melhor que o POM seja armazenado em ambiente seco.
Ponto de fusão– Homopolímero: 180-230 ºC; – Copolímero: 190-210 ºC.
Temperatura de molde50-150 ºC; a moldagem de precisão requer temperaturas mais altas do molde, pois pode reduzir o encolhimento pós-moldagem.
Pressão de injeção70-120 MPa
Velocidade de injeçãoMédia para alta.

Usos

✔️Engrenagens mecânicas e válvulas.

✔️Rolamentos.

✔️Peças industriais e automotivas.

✔️Peças para processamento de alimentos.

✔️Dispositivos médicos.

✔️Componentes do equipamento de embalagem.

✔️Peças de encanamento.

✔️Luminárias.

✔️Zíper.

Zíperes coloridos feitos de termoplástico.

O POM é tóxico?

Não quando o material está em forma sólida. Inclusive, o POM é frequentemente aplicado a equipamentos e fabricação de processamento de alimentos com segurança.

No entanto, quando absorvido e/ou inalado na pele ou nos olhos na forma de vapor ou líquido, o POM pode ser tóxico para as pessoas. Por isso, deve-se ter cuidado e seguir atentamente as instruções de operação ao manusear o polímero fundido!

Peças em poliacetal – Terceirização de injeção

As peças em POM moldadas por injeção são ideais para aplicações de alto uso, onde dureza e durabilidade são cruciais! A Madeiplast é uma empresa especializada em injeção de poliacetal e outros termoplásticos. Solicite seu orçamento online e garanta o melhor custo-benefício para suas peças plásticas.