ISO 9001: o que é e qual a importância na qualidade das empresas?

Saiba o que é ISO 9001 e qual sua importância na gestão da qualidade de empresas.

Se a sua empresa preza pela máxima qualidade dos serviços e produtos contratados de terceiros e quer assumir este compromisso por longa data durante toda a parceria, o primeiro passo é valorizar as certificações conquistadas pelo fornecedor, com destaque especial para a ISO 9001.

Afinal, é uma forma de comprovar a responsabilidade da empresa contratada em relação à padronização e qualidade de seus processos de gestão, produção e prestação de serviços.

E se você quer saber mais sobre a ISO 9001, o que ela representa na prática e qual a importância de exigi-la ao fechar novos negócios com terceiros, nós preparamos este artigo completo com informações úteis sobre o tema. Acompanhe abaixo!

A Madeiplast é uma empresa de injeção plástica com certificação ISO 9001:2015. Atendemos às mais rigorosas especificações na fabricação das peças injetadas para oferecer a você excelência na terceirização da sua demanda. Solicite seu orçamento, nossa equipe retorna em breve seu contato.

Você também vai gostar de ler:

➡️ Tudo sobre manutenção de moldes

➡️ Benefícios de terceirizar a injeção

➡️ Injetora: tipos e como funciona

Afinal, o que é a ISO 9001?

Entre as inúmeras normas de qualidade que uma empresa pode conquistar, sem dúvidas, a ISO 9001 é uma das mais importantes e relevantes. Especialmente quando o assunto é qualidade de gestão.

Isso porque a ISO 9001 é uma certificação internacional, que visa reconhecer o cumprimento de boas práticas e de padronização de processos na gestão de uma empresa.

Na prática, isso permite melhorar todos os processos internos da organização, otimizando a produção e a prestação de serviços aos seus parceiros comerciais.

Logo, quando uma empresa detém a certificação ISO 9001, ela conquista um selo de qualidade, que reforça o seu compromisso e responsabilidade com a qualidade de sua gestão, estabelecendo uma relação de confiança e credibilidade com seus clientes.

A ISO 9001 surgiu no Comitê Técnico Quality Management and Quality Assurance e, no Brasil, ganhou sua versão traduzida e publicada pela ABNT em 2015.

Mulher gerenciando estoque de empresa.

Que tipo de empresa pode ter uma ISO 9001?

Como é uma norma de cunho global pode ser adotada por qualquer tipo de empresa, independentemente do seu tamanho, localização ou área de atuação. Assim, para conquistá-la, basta que a empresa assuma a responsabilidade e o compromisso de atender às exigências estabelecidas e, evidentemente, as mantenha ao longo dos anos.

Por isso, apesar de a possibilidade de obtenção da ISO 9001 ser para todos, são apenas algumas empresas que conseguem, de fato, conquistá-la e mantê-la, o que ajuda a diferenciar organizações e a qualidade de suas gestões.

Como se conquista essa certificação?

Conforme destacado, pode ser obtida por qualquer tipo de empresa, desde que se cumpra e assuma a responsabilidade perante às exigências estabelecidas na norma.

Entre tais requisitos, podemos resumidamente destacar os seguintes:

  • foco no cliente – um dos principais pilares para a obtenção da ISO 9001 se refere ao atendimento de qualidade ao cliente, no qual a empresa candidata precisa oferecer meios e recursos adequados para tal;
  • liderança – as exigências também englobam fatores ligados à liderança da organização, que deve ser sólida e estar por dentro do que o mercado demanda atualmente. Fora isso, a empresa deve disponibilizar ferramentas necessárias e adequadas para que a gestão cumpra seus processos de forma eficiente;
  • comprometimento – colaboradores e gestores competentes, habilitados e empenhados em suas funções são essenciais para melhorar a capacidade de criar e proporcionar valor ao negócio, serviço e produto;
  • abordagem Sistêmica para a Gestão – todos os processos internos da empresa precisam ser visualizados como um sistema, em que todas as áreas estejam integradas entre si. É só a partir disso que os processos poderão ser avaliados e organizados;
  • tomada de Decisões – por meio de indicadores, de auditorias e de análises realizadas através do Sistema de Gestão da Qualidade, os gestores vão poder verificar as oportunidades e os desafios da organização. Dessa forma, as tomadas de decisões poderão ser realizadas com mais coerência, assertividade e competência;
  • relações com os Fornecedores – a relação assumida entre empresa e fornecedores é outro fator de avaliação para a obtenção da certificação ISO 9001. Isso reforça o compromisso e comprometimento com a qualidade na contratação e prestação de serviços a outras companhias;
  • melhoria contínua – as organizações de sucesso precisam permanentemente focar na melhoria de seus processos e de sua gestão como um todo.
Homem fazendo sinal afirmativo e selo de certificação ISO 9001:2015

Por que prezar pela ISO 9001 ao contratar um fornecedor?

Se a sua empresa quer melhorar os processos internos e preza por uma gestão de qualidade realmente eficiente, uma das exigências possíveis ao contratar um novo fornecedor é solicitar a certificação ISO 9001 dele.

Afinal, como bem visto, empresas que detêm tal certificação, literalmente assumiram um compromisso com a qualidade de seus processos e gestões, o que as diferenciam e as colocam em um patamar de destaque no mercado.

Sendo assim, preferir contratar serviços e produtos de empresas que conquistaram esse certificado significa agregar vantagens práticas à sua relação comercial, como:

  • maior organização interna de sua empresa;
  • melhor atendimento de prazos e contratos assumidos;
  • redução de perdas e desperdícios;
  • resolução de problemas e gargalos na relação comercial;
  • maior comprometimento com a qualidade dos serviços e produtos contratados;
  • compromisso com os direitos e a qualidade de trabalho das equipes e colaboradores da empresa.

Em outras palavras, essa certificação é uma espécie de atestado, que comprova o compromisso e a responsabilidade do fornecedor perante exigências estabelecidas por uma norma de valor internacional.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a norma ISO 9001, sua importância e, claro, as principais vantagens que podem ser agregadas por sua empresa ao exigir tal certificação de seus parceiros e fornecedores comerciais.

Empresa de injeção Plástica com certificado ISO 9001:2015

Colaborador da Madeiplast gerenciando injetora de plástico.

A Madeiplast é uma empresa especializada na injeção de termoplásticos no interior de SP. E muito além da diversidade de soluções, serviços e produtos ofertados, assumimos um compromisso com a qualidade máxima de nossos processos e gestão, obtendo assim o selo ISO 9001:2015 e nos tornando uma referência no setor nacional!