Qual a diferença entre extrusão e injeção? Entenda tudo aqui!

Saiba qual a diferença entre extrusão e injeção!

Entre as formas de fazer o processamento de polímeros, duas se destacam. Mas qual a diferença entre extrusão e injeção?

De modo simples, a extrusão é usada para criar formas lineares e bidimensionais contínuas. Já a injeção produz formas tridimensionais simples ou complexas que não permanecem constantes em uma linha paralela.

Abaixo você confere tudo sobre o assunto e descobre qual é o melhor processo para fabricar peças plásticas para sua indústria.

A Madeiplast é uma empresa especializada na injeção de termoplásticos. Se você deseja um orçamento online, você pode solicitar pelo botão abaixo. Nossa equipe retorna rapidamente seu contato para conversar sobre a demanda da sua indústria.

Você também vai gostar de ler:

➡️ Como funciona injetora de plástico?

➡️ Saiba tudo sobre o ciclo da injeção

➡️ Tudo sobre injeção plástica automotiva

O que é extrusão?

A palavra “extrusão” significa “forçar para fora”, e é exatamente isso que acontece durante a extrusão de plástico.

Exemplos de produtos que contam com essa técnica são canudos, tubos, caixilhos de janelas e seções de cercas. Os fabricantes também podem perfurar, entalhar ou moldar produtos extrudados após a conclusão do processo de tingimento.

Ao contrário da moldagem por injeção de plástico, a extrusão normalmente resulta em formas 2D em vez de 3D.

Embora os produtos normalmente saiam do molde totalmente formados, a extrusão permite fabricação e alterações adicionais no produto, desde o corte de seções transversais até a modelagem das peças em formatos específicos de produtos (como tubos de pasta de dente).

Representação 3D de uma extrusora de plástico.

Como é o processo de extrusão?

Tal como acontece também com a injeção de plástico, este tipo de fabricação começa com uma tremonha (funil) cheia de resina e um suprimento de plástico derretido.

Porém, em vez de injetado em um molde, o plástico é forçado através de uma abertura bidimensional da matriz. Uma vez resfriado, o plástico assume a forma de um longo tubo linear ou peça que os fabricantes podem cortar em diferentes comprimentos ou seções transversais.

Para que isso aconteça, o motor da máquina extrusora gira um parafuso que alimenta o plástico através de um aquecedor.

Os grânulos no plástico derretem em líquido, que é empurrado através de uma ferramenta de abertura de molde 2D. Isso força o material em uma forma de tubo com base na forma específica da matriz. O material forma um tubo sólido após o resfriamento.

O que é injeção plástica?

Injeção plástica — também conhecida como moldagem por injeção — é o processo mais utilizado na fabricação de peças plásticas. Através dessa técnica é possível produzir uma ampla gama de produtos para diferentes setores industriais.

A maior vantagem da injeção é que ela permite a criação de produtos plásticos tridimensionais. O processo funciona de forma rápida, captura as complexidades do molde (de formas e curvas exclusivas a detalhes minuciosos no design!) e permite que os fabricantes usem vários tipos de resina plástica na fabricação de peças.

Muitos produtos dependem da moldagem por injeção de plástico, desde componentes automotivos até brinquedos infantis e estojos para dispositivos eletrônicos.

Alguns benefícios desse processo:

✔️Usado para fazer objetos tridimensionais.

✔️Resíduos minimizados e capazes de reciclar material.

✔️Capaz de criar recursos detalhados e geometria complexa.

✔️Aumenta a resistência da peça depois de moldada.

Operador operando uma injetora de plástico.

Processo de injeção de plástico

O processo começa com pellets de resina plástica colocados em uma tremonha. A tremonha alimenta esses pellets através de uma zona de compressão na qual o atrito cria calor para derreter o plástico.

Em seguida, o plástico fundido passa por um pequeno bico em um molde. À medida que o plástico enche o molde, ele assume a forma dessa ferramenta. Uma vez frio e duro, o plástico assumirá a forma de um produto ou peça 3D que corresponde perfeitamente às especificações da empresa de moldagem por injeção.

➡️ Descubra tudo sobre injeção de plástico – Blog

Qual a diferença entre extrusão e injeção?

A principal diferença entre extrusão e injeção é que o primeiro processo é mais recomendado para fabricação de peças bidimensionais enquanto a injeção é utilizada na produção de formas tridimensionais.

Outra diferença está na ferramenta que é utilizada em cada processo. Para o primeiro, uma matriz é usada para obter a saída final, enquanto o segundo emprega o uso de um molde.

A terceira diferença está no tempo gasto para a saída final. O processo de extrusão é mais lento, enquanto o processo de moldagem por injeção é mais rápido.

Mais uma diferença entre extrusão e injeção é que, enquanto a injeção faz uma peça por vez (mas muito rapidamente, cada ciclo dura entre 15-120 segundos, dependendo da complexidade da peça!), a peça por extrusão é produzida em fabricação contínua, onde alguém/algo faz o trabalho de corte e um ou outro acabamento.

Além disso, a moldagem por injeção oferece extrema resistência aos produtos, enquanto os produtos extrudados são comparativamente mais fracos!

Veja ainda outras duas diferenças abaixo.

Mesmo existindo diferença entre extrusão e injeção, ambos os processos utilizam termoplástico.

Fluidez do material

A injeção personalizada requer alta fluidez do material, especialmente para produtos de paredes finas e produtos grandes.

A extrusão tem requisitos de fluxo de material menos rigorosos porque a extrusão de plástico é aberta e não tem a enorme resistência da reversão da matriz.

Expansão de saída

A moldagem por injeção geralmente não possui requisitos rígidos para expansão de saída.

Já a expansão de saída da moldagem por extrusão é difícil de manusear. Portanto, o controle da viscoelasticidade dos materiais de moldagem por injeção e extrusão também é diferente.

➡️ 6 benefícios da terceirização da injeção – Blog

Como saber qual o melhor para minha indústria?

Entre os dois processos, a moldagem por injeção de plástico é o método preferido para a fabricação de peças devido às suas múltiplas vantagens: é mais simples, mais confiável e extremamente eficiente!

Entretanto, na hora de escolher o melhor para sua indústria é preciso pensar no formato do seu produto. O formato é muito importante, pois, enquanto a extrusão dá origem a peças plásticas contínuas e bidimensionais, a injeção plástica é capaz de produzir peças com formatos complexos e tridimensionais.

Nesse sentido, é necessário pensar também na diferença entre extrusão e injeção em relação à para que tipo de produto cada método é mais recomendado. A extrusão, por exemplo, é melhor para peças lineares como barras, mangueiras, filmes, tubos, perfis, chapas, etc.

Dessa maneira, alguns produtos são impossíveis de fazer através da extrusão. É o caso de carcaças de celular, molduras de TV, consoles de veículos, brinquedos, entre muitos outros que possuem curvas e detalhes.

Para esses e outros produtos, é recomendada a injeção de plástico, pois é o processo ideal para a fabricação de peças de formatos complexos e tridimensionais (assim como de objetos mais simples!).

Peça plástica com curvas e  detalhes feita através da injeção plástica.

➡️ Confira artigos completos sobre injeção de termoplásticos

Injeção plástica é na Madeiplast

Agora que você já sabe a diferença entre extrusão e injeção, provavelmente já descobriu também qual deles é o melhor para sua indústria. Se sua demanda necessita de injeção plástica, solicite um orçamento online aqui na Madeiplast.

Em breve um de nossos representantes retorna seu contato para conversar sobre as necessidades da sua indústria.