A injeção de plástico (ou moldagem por injeção) é o processo mais utilizado para a fabricação de peças plásticas. Por esse meio, é possível produzir uma grande variedade de produtos, que variam muito em tamanho, complexidade e aplicação.
Este sistema requer o uso de uma máquina de moldagem por injeção (injetora), matéria-prima de plástico e um molde. O plástico é derretido na injetora e depois injetado no molde, onde é resfriado e solidificado na peça final. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto!
A Madeiplast é uma empresa de injeção plástica e ferramentaria de moldes com mais de 20 anos de experiência. Somos especializados em todas as etapas do processo, fabricando suas peças plásticas com o melhor custo-benefício para seu projeto. Solicite um orçamento online abaixo. Nossa equipe retorna em breve para descobrir suas necessidades!
Você também pode achar interessante saber:
➡️ Tudo sobre ferramentaria de moldes de injeção
➡️ O que é e como funciona a Usinagem CNC?
O que é Injeção de Plástico?
Este processo – que é um dos mais populares de produção industrial de todo o mundo – consiste na fabricação de peças de plástico personalizadas. Isso ocorre por meio da injeção de material termoplástico fundido em alta pressão em um molde de metal (geralmente de aço ou alumínio).
Esta técnica é comumente usada para fabricar peças de plástico personalizadas de alto volume para diferentes segmentos industriais. Por exemplo, enquanto grandes injetoras podem moldar peças de automóveis, máquinas menores produzem peças de plástico muito precisas para aplicações cirúrgicas.
Processo de moldagem por injeção
Existem vários estágios do processo de moldagem por injeção que são cuidadosamente considerados ao analisar o projeto da peça, a criação do molde e a produção eficiente de produtos plásticos injetados.
Mas, de modo geral, este sistema é dividido em 6 etapas principais. Os produtos podem ser feitos sucessivamente, repetindo o ciclo:
1 – Fechamento do molde
O molde é fechado a partir da movimentação hidráulica ou elétrica das placas da injetora.
2 – Injeção do material fundido
O plástico aquecido é injetado no molde. Conforme o material fundido entra no molde, o ar deslocado escapa pelas aberturas nos pinos de injeção e ao longo da linha de partição. O projeto do canal, da comporta e do respiradouro são importantes para garantir que o molde seja devidamente preenchido.
3 – Recalque
O termoplástico é compactado para compensação da contração do material no interior da cavidade do molde. O recalque permite a manutenção da pressão durante o procedimento, com o objetivo de minimizar a contração do produto no momento do resfriamento.
4 – Resfriamento
O tempo de resfriamento depende do tipo de resina usada e da espessura da peça. Cada molde é projetado com linhas de resfriamento ou aquecimento internas, onde a água circula pelo molde para manter uma temperatura constante.
5 – Abertura do molde
O molde se abre e a haste ejetora move os pinos ejetores para frente (isso também pode acontecer por meio de outros mecanismos).
6 – Remoção da peça
Na etapa final, é feita a separação da placa móvel da parte fixa da injetora, fazendo com que a peça seja extraída do molde, sendo caída e capturada em uma caixa localizada abaixo do molde. A peça também pode ser removida pneumaticamente ou manualmente.
Depois, em alguns casos, ainda pode ser necessário fazer o acabamento da peça – mas não é uma etapa obrigatória para todos os produtos.
⚠️Lembre-se: Todo o processo de injeção de termoplásticos requer preparo e treinamento. A programação exige conhecimentos importantes, considerando a pressão exercida, assim como a velocidade e o tempo. Caso contrário, podem ocorrer erros que provocam quebra de moldes e do mecanismo da máquina!
Por isso, é muito importante escolher uma fabricante de peças plásticas profissional com equipe experiente e estrutura completa para te oferecer o melhor serviço!
➡️ Saiba mais sobre a Madeiplast
Principais Vantagens da Injeção Plástica
A injeção de plástico oferece muitas vantagens que fazem dela a melhor escolha na hora de fabricar peças plásticas. Confira abaixo 8 benefícios para sua indústria!
1 – Produção rápida e altamente eficiente
A moldagem por injeção permite produzir uma quantidade incrível de peças por hora. A velocidade depende da complexidade e do tamanho do molde, algo entre 15-120 segundos por tempo de ciclo!
2 – Flexibilidade de design
Os próprios moldes são submetidos a pressões extremamente altas. Como resultado, o plástico dentro dos moldes é pressionado com mais força e permite que uma grande quantidade de detalhes possa ser impressa na peça! O que permite a fabricação de formas complexas ou intrincadas.
3 – Ampla escolha de materiais
Há uma grande seleção de resinas de polímero para escolher. Vários materiais plásticos também podem ser usados simultaneamente!
4 – Baixas taxas de refugo
A moldagem por injeção produz muito pouco refugo de pós-produção em relação aos outros processos de fabricação tradicionais. Qualquer plástico não utilizado ou residual pode ser retificado e reciclado para uso futuro.
5 – Escolha de cores
As peças de plástico podem ser fabricadas em qualquer cor necessária.
6 – Consistência do produto
A injeção de moldes plásticos é um processo repetível. Em outras palavras, a segunda peça que você produz será idêntica à primeira, e assim consecutivamente. Esta é uma grande vantagem ao tentar produzir tolerâncias altas e confiabilidade de peças em grandes volumes.
7 – Bom acabamento
Frequentemente, é necessário muito pouco trabalho de pós-produção, pois as peças costumam ter uma boa aparência de acabamento após a ejeção!
8 – Força aprimorada
Na moldagem por injeção de plástico, é possível usar cargas no material de moldagem. Esses enchimentos reduzem a densidade do plástico durante a moldagem e podem ajudar a adicionar maior resistência à peça final.
➡️ Conheça nosso serviço de injeção plástica
(Orçamento online)
Plásticos utilizados
Existem diversos tipos de resinas plásticas e aditivos que podem ser utilizados na injeção de moldes, aumentando sua versatilidade para projetistas e engenheiros.
Alguns dos materiais mais comumente empregados em projetos de injeção plástica são:
✔️Poliacetal;
✔️Acrílico;
✔️ABS;
✔️Poliamida (Nylon);
✔️Policarbonato;
✔️Polietileno;
✔️Polipropileno;
✔️Poliestireno;
✔️Entre outros.
Indústrias que utilizam este processo
As peças moldadas por injeção de plástico encontram aplicação em toda a indústria. Alguns dos setores que os empregam regularmente incluem:
✔️Automotivo;
✔️Comunicações;
✔️Eletrônicos;
✔️Utensílios domésticos;
✔️Médico e Odontológico;
✔️Militar e Defesa;
✔️Transporte;
✔️Brinquedos;
✔️Entre outros.
Empresa de Injeção de Plástico – Orçamento Online
Sua indústria precisa fazer a terceirização de injeção plástica? Então solicite um orçamento online aqui na Madeiplast. Nossa empresa atua há mais de 20 anos neste segmento, investindo nos melhores equipamentos e qualificação para oferecer a você economia de tempo e excelente custo-benefício.
Nossa equipe retorna rapidamente para descobrir as necessidades do seu projeto: