A injetora de plástico é uma máquina utilizada no processo de moldagem por injeção. Nesse procedimento, o termoplástico é amolecido para se tornar moldável. Dentro desse maquinário ele passa por algumas etapas até a extração da peça plástica final.
Por isso, a injetora é muito importante para a qualidade das peças plásticas moldadas. Confira abaixo os tipos, vantagens e como funciona esse equipamento.
A Madeiplast é uma empresa especializada nas diferentes etapas da injeção de plástico. Por isso, contamos com máquinas de tecnologia de ponta e profissionais capacitados para operá-las e te ajudar com a sua demanda.
Solicite seu orçamento, em breve um dos nossos representantes retorna seu contato com o melhor preço para sua indústria.
Você também vai gostar de ler:
➡️ 5 soluções para problemas na injeção
➡️ Usos da injeção plástica automotiva
➡️ Tudo sobre eletrodo para corte plasma
Injetora de plástico e seus componentes
As peças principais da máquina injetora de plástico são funil de material, canhão de injeção (cilindro), bico injetor, parafuso (rosca) de plastificação, dispositivo de aquecimento (aquecedor), placa móvel, placa fixa, ejetores, um molde dentro da cavidade do molde e um painel de controle.
Tipos de injetoras
Os tipos de máquinas injetoras de plástico se caracterizam de duas maneiras: sistema de acionamento e orientação. São 3 tipos de acionamento: hidráulico, híbrido e elétrico. E os tipos de orientação são 4: horizontal, vertical, mini injetora e multimateriais.
➡️ Confira os maquinários disponíveis na Madeiplast
Tipos de máquina injetora por acionamento
Hidráulicas
Historicamente, essa era a única opção disponível até que uma empresa no Japão lançou a primeira máquina elétrica no início dos anos 80.
Preço mais baixo: o preço base dessas máquinas é significativamente menor do que o das outras alternativas.
Peças mais baratas: se uma peça da máquina precisa ser substituída devido a danos ou a vida útil das peças atingiu seu limite, as peças de reposição são de menor custo e mais fáceis de encontrar.
Peças mais fortes: as peças hidráulicas da máquina são mais resistentes ao desgaste — elas são construídas para durar.
Potência: as máquinas de moldagem hidráulicas têm uma força de fixação excepcional.
Elétricas
As máquinas de moldagem elétricas, conforme mencionado acima, foram disponibilizadas pela primeira vez na década de 1980 e rapidamente se tornaram populares.
Eficiência energética: a máquina injetora de plástico só usa energia quando em ação, o que significa que a potência do motor é apenas igual a dos requisitos de carga.
Menos tempo de inatividade: não há chance de vazamento de óleo. Além disso, nenhum uso de óleo significa que não há filtros a serem substituídos, o que significa que as despesas com consumíveis são menores também.
Processo mais rápido: essas máquinas são controladas digitalmente, o que significa que o processo é totalmente repetível e não precisa de supervisão.
Operação limpa: como não há uso de óleo para esta máquina, ela é segura se você estiver fabricando peças médicas. Normalmente, essas peças devem ser criadas em uma área de sala limpa.
Híbridas
Para alguns, os modelos híbridos prometem o melhor dos dois mundos, reunindo os benefícios de um motor elétrico e hidráulico.
Diversidade: as combinações possíveis para máquinas injetoras híbridas abrem novos graus de flexibilidade de projeto.
O melhor de ambos: as máquinas de moldagem híbridas combinam a economia de energia e a precisão das moldadoras elétricas com a capacidade de geração de força de uma unidade hidráulica.
Motor substituído: os híbridos substituíram os motores de bomba CC de velocidade fixa por acionamentos CA de velocidade variável para que a bomba só funcione quando necessário e use a quantidade necessária de óleo para a eficiência do processo.
Menos tempo de inatividade: elas exigem menos manutenção e experimentam menos tempo de inatividade do que uma máquina de moldagem totalmente hidráulica ou totalmente elétrica.
Tipos de injetora de plástico por orientação
Horizontal
As máquinas injetoras horizontais são o carro-chefe de inúmeras indústrias de plásticos. Peças plásticas feitas em máquinas de moldagem por injeção de 10 a 1.000 toneladas são utilizadas para fazer peças em bens de consumo, eletrônicos e telecomunicações, alimentos e bebidas, médicos, automotivos, etc.
Vertical
A maioria das máquinas é orientada horizontalmente, mas as máquinas verticais são usadas em algumas aplicações de nicho, como moldagem por inserção, permitindo que a máquina aproveite a gravidade.
Maquinários por injeção vertical são usados para criar peças plásticas moldadas que são anexadas ou inseridas em outros materiais. As injetoras verticais possuem um grampo que segura o molde a partir do qual o produto final será feito.
Mini injetora
É utilizada para injeção de micropeças (como microcomponentes eletrônicos). Assim, sua força de fechamento geralmente não passa de 5 N.
A preparação da massa fundida, tempos curtos e homogêneos dos plásticos e operação de acordo com o princípio primeiro a entrar, primeiro a sair são, portanto, fundamentais para a qualidade de suas peças.
Multimateriais
Essa máquina é usada para melhorar a eficiência da produção de duas ou mais peças de combinação de vários materiais.
O processo de injeção de vários materiais e a fabricação de moldes são mais complicados do que os da técnica de injeção de material único e cor única. Essas máquinas contam com duas unidades de injeção trabalhando em conjunto para que os diferentes materiais ocupem as determinadas regiões do molde.
Como funciona injetora de plástico?
A matéria-prima (termoplástico) é despejada na tremonha (funil) pelo dispositivo de alimentação. Em seguida, o material desce sob a ação da gravidade no cilindro (canhão). Um aquecedor circunferencial que está localizado no canhão é usado para derreter o material.
Quando a forma de pó do termoplástico entra no barril da tremonha, ele começa a derreter e um parafuso giratório empurra o material para dentro do molde aplicando alguma pressão.
O plástico fundido é injetado em um molde fechado fixado no outro lado da máquina. O material avança continuamente pelo parafuso rotativo. A pressão é aplicada pelo sistema hidráulico. A pressão de injeção é geralmente 100-150 MPa. A pressão é aplicada por algum tempo ou travada na mesma posição com alguma força.
Depois que todo o processo é feito, as peças fabricadas são suficientemente resfriadas. Em seguida, o molde é aberto e alguns ejetores são utilizados para a remoção adequada da peça sem danos.
Após a remoção da peça o molde é fechado novamente. Este processo é muito rápido e repetido automaticamente. Aqui, peças de formas complexas podem ser facilmente fabricadas. Geralmente, a capacidade de produção de moldagem por injeção é de 12 a 16 mil peças por ciclo!
➡️ Tudo sobre o ciclo de injeção – Blog
Vantagens do processo de injeção plástica
🔹 A principal vantagem deste processo é que componentes de formas complexas podem ser facilmente moldados e removidos da matriz sem danos.
🔹 As peças que são feitas por moldagem por injeção têm boa tolerância dimensional.
🔹 A principal vantagem desta técnica é que a sucata produzida por ela é muito menor em comparação com alguns outros processos.
🔹 Peças feitas por injeção plástica já competem com peças feitas por microfusão e peças de usinagem complexas.
🔹 Este processo está tendo alta taxa de produção em comparação com outras técnicas.
Comprar injetora ou terceirizar demanda?
Se você precisa de uma produção em nível industrial, terceirizar sua demanda é a melhor opção. Além de não ter os custos da máquina injetora de plástico, você ainda garante outros benefícios:
✅ Redução de custos
✅ Infraestrutura terceirizada
✅ Otimização dos recursos (materiais, tempo, etc)
✅ Garantia de equipe experiente
✅ Maior qualidade
✅ Confiança e segurança de que a fabricação dará certo!
Terceirização de injeção plástica – Madeiplast
A Madeiplast é especializada em todas as etapas da injeção plástica automotiva, hospitalar, linha branca e muitas outras. Se você tem um pedido em escala industrial e já possui o projeto ou modelo pronto, solicite seu orçamento. Em breve um de nossos representantes retorna seu contato com o melhor preço para sua indústria.