Termoplásticos: o que são, características e usos

Conheça 6 termoplásticos comumente utilizados para injeção de plástico.

Termoplásticos são polímeros que podem ser repetidamente derretidos ou amolecidos por aquecimento e solidificados por resfriamento.

A moldagem por injeção de termoplásticos é o modo mais comum de fabricar peças plásticas. Assim, é importante distinguir que tipo de termoplástico deve ser usado para o tipo de produto que você deseja.

Abaixo listamos os 6 termoplásticos mais comuns usados ​​para injeção plástica. Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre nossos serviços de injeção, entre em contato. Nossa equipe responde rapidamente para conversarmos sobre suas necessidades:

Você também vai achar interessante saber:

➡️ Molduras de placa Mercosul de polipropileno

➡️ Tudo sobre o processo de injeção plástica

➡️ O que é centro de usinagem CNC?

O que são termoplásticos?

Também conhecidos como plásticos industriais, os termoplásticos são definidos como polímeros que podem ser fundidos e remodelados quase que indefinidamente. Dessa forma, eles derretem quando aquecidos e endurecem com o resfriamento. No entanto, quando congelado, um termoplástico torna-se semelhante ao vidro e sujeito a fratura!

Essas características, que dão nome ao material, são reversíveis, de modo que o material pode ser reaquecido, remodelado e congelado repetidamente. Como resultado, os termoplásticos são recicláveis ​​mecanicamente.

Diferença entre termoplástico e termofixo

A classificação de polímeros em termoplástico ou termofixo tem relação com a estrutura molecular e o comportamento térmico do material.

Em outras palavras, os termoplásticos são compostos de longos fios lineares ou ramificados enquanto os termofixos possuem estrutura rígida e não amolecem quando expostos ao calor. Outra diferença é que os termofixos não podem ser reciclados.

Propriedades

Os termoplásticos têm uma estrutura molecular simples que compreende macromoléculas quimicamente independentes. Após o aquecimento, eles são amolecidos ou derretidos, então moldados, formados, soldados e solidificados quando resfriados. Vários ciclos de aquecimento e resfriamento podem ser repetidos, permitindo o reprocessamento e a reciclagem.

Máquina de injeção de termoplásticos com plástico derretido verde.

Devido à característica de reaproveitamento dos plásticos industriais termoplásticos, é preciso ficar de olho se a empresa de injeção que você vai contratar utiliza resina virgem ou reaproveitada para fabricar suas peças plásticas!

Embora os termoplásticos possam ser reciclados, o material virgem possibilita menor consumo de água e oferece melhor qualidade e performance do produto final! Já a resina reciclada não garante um produto final de qualidade, além de demandar mais ciclos de lavagem e maior consumo de energia na secagem!

Por isso, aqui na Madeiplast, nós só utilizamos matéria-prima virgem em nossos trabalhos de injeção plástica!

➡️ Saiba mais sobre injeção plástica na Madeiplast

Conheça abaixo os 6 principais termoplásticos utilizados na injeção plástica.

1 – Policarbonato (PC)

Peças para automóveis feitas em policarbonato injetado.

O policarbonato (PC) é um termoplástico amorfo naturalmente transparente. É utilizado ​​para produzir uma variedade de materiais, particularmente útil quando a resistência ao impacto e a transparência são necessárias (vidro à prova de balas, por exemplo).

Ao contrário da maioria dos termoplásticos, o policarbonato pode sofrer grandes deformações plásticas sem rachar ou quebrar. O PC é comumente utilizado para estufas, discos digitais como DVDs, lentes de óculos, dispositivos médicos, componentes automotivos e telefones celulares.

2 – Polipropileno (PP)

O polipropileno é uma resina termoplástica flexível, mas de boa resistência.

Conhecido por sua flexibilidade, o PP é um plástico muito dinâmico e foi composto para uma ampla gama de propriedades. Algumas características desse plástico industrial são seu alto ponto de fusão, alta resistência a tensões e rachaduras, excelente resistência ao impacto e não se decompõe facilmente em reações com água, ácidos e detergentes.

É comumente encontrado em produtos domésticos (como utensílios), roupas esportivas, tapetes e peças automotivas (como baterias de carro).

➡️ Suportes para placa Mercosul – Blog

3 – Polietileno (PE)

Resinas sólidas de polietileno, um dos termoplásticos mais utilizados na moldagem por injeção.

O polietileno é um polímero termoplástico com estrutura cristalina variável e uma gama extremamente ampla de aplicações dependendo do tipo específico. Os dois tipos mais comuns desse plástico são o polietileno de alta densidade (PEAD) e o polietileno de baixa densidade (PEBD).

As vantagens do PE são altos níveis de ductilidade, resistência à tração, resistência ao impacto, resistência à absorção de umidade e reciclabilidade.

Quanto maior a densidade do material de polietileno usado, mais forte, mais rígido e mais resistente ao calor é o plástico. Seus principais usos são sacolas plásticas, filmes plásticos, recipientes incluindo garrafas e geomembranas.

4 – Plástico ABS

Resina e composição química do plástico ABS.

Acrilonitrila butadieno estireno (ABS) é um termoplástico opaco e polímero amorfo. É um produto flexível e leve que pode ser moldado em muitos itens usados diariamente.

A vantagem do ABS é que uma variedade de modificações pode ser feita para melhorar a resistência ao impacto, tenacidade e resistência ao calor. As últimas propriedades do processo influenciarão o produto final.

A moldagem em alta temperatura melhora o brilho e a resistência ao calor do produto. Já a moldagem em baixa temperatura é onde se obtém a maior resistência ao impacto!

Este plástico industrial é usado em sistemas de tubos de drenagem, clarinetes de plástico, cabeças de tacos de golfe, peças automotivas, eletrodomésticos comuns de cozinha, tijolos de Lego e muitos outros produtos.

5 – Poliamida (PA)

Peças de plástico injetado nylon, nome comercial do termoplástico poliamida.

O nylon – nome comercial para a família das poliamidas – é usado para muitas aplicações diferentes devido às suas propriedades elétricas, dureza, resistência ao desgaste e resistência química impressionantes! Este material tem um alto nível de estabilidade e é resistente a muitos fatores externos como abrasão, impacto e produtos químicos.

Existem uma ampla gama de materiais denominados poliamida (poliamida 6 e 6.6; poliamida condutiva; poliamida 4.6, etc). Desse modo a poliamida produz peças plásticas utilizadas em muitas indústrias, tais como:

✔️Produtos médicos;

✔️Produtos automotivos;

✔️Equipamentos esportivos;

✔️Vestuário e calçado;

✔️Componentes industriais.

6 – Poliestireno de alto impacto (PSAI)

Resina e composição química do poliestireno de alto impacto.

O poliestireno de alto impacto (PSAI) é um plástico popular e resistente da família do poliestireno. O poliestireno comum é um termoplástico frágil, mas que pode se tornar mais resistente a impactos se combinado com outros materiais. Nesta forma, é conhecido como poliestireno de alto impacto.

O PSAI é feito de estireno de cristal modificador com borracha que lhe fornece altos níveis de resistência ao impacto! Possui baixo custo, boa estabilidade dimensional e rigidez. Este material é altamente inflamável, mas existem tipos de retardante de chama e de alto brilho que são comumente usados ​​para moldagem por injeção.

O poliestireno de alto impacto é desenvolvido em diferentes materiais variantes que atendem às necessidades específicas de diversos segmentos de mercado, desde brinquedos até box de banheiro!

A Madeiplast só utiliza os melhores plásticos industriais em seus produtos.

Injeção de Termoplásticos – Empresa Especializada

Precisa de serviços de injeção plástica? Entre em contato com nossa equipe! A Madeiplast realiza injeção de todos esses termoplásticos (e mais alguns!). Somos especializados em injeção de plástico para peças automotivas, construção civil, brinquedos, peças eletrônicas, utensílios domésticos e muito mais!