Quais são os tipos de moldes de injeção?

Saiba tudo sobre os tipos de moldes de injeção.

São vários os tipos de moldes de injeção. Por isso, esse assunto costuma gerar dúvidas!

Essas ferramentas podem ser classificadas em várias categorias diferentes com base em suas características: tipos de placas, quantidade de cavidade, método de extração das peças moldadas e sistema de alimentação.

Essas classificações não são exclusivas, mas cada molde terá um rótulo dentro de cada categoria. Assim, entender o que cada uma delas significa para o seu processo de moldagem ajudará a prepará-lo para selecionar o tipo certo para sua peça plástica!

A Madeiplast é especializada em fabricação e manutenção de moldes para injeção plástica. Solicite um orçamento, nossa equipe responde seu contato em breve para conversarmos sobre suas necessidades.

Você também vai achar interessante:

➡️ Tudo sobre ferramentaria de moldes

➡️ Como funciona a usinagem CNC?

➡️ Principais consumíveis para plasma

Tipos de moldes de injeção por placa

Um molde é feito de placas que têm o negativo da peça cortado nelas. Quando pressionadas juntas na máquina de moldagem por injeção, essas placas formam toda a cavidade do molde para a produção adequada da peça.

Duas placas

Dos tipos de moldes de injeção, o de duas placas é o mais comum, pois é o mais barato de fabricar. Ele tem apenas uma linha de partição onde as duas metades, a placa do núcleo e a placa da cavidade, se encontram.

Molde para injeção de duas placas.

Três placas

Um molde de três placas tem uma placa adicional que faz com que o molde tenha duas linhas de partição em vez de uma. Esta placa separadora é posicionada entre as placas do núcleo e da cavidade e serve para separar automaticamente o sistema de câmara fria da peça moldada após a ejeção.

Como esperado, adicionar esta placa aumentará o custo geral da sua ferramenta, pois a placa deve ser cortada para combinar com as outras duas placas para garantir a separação e ejeção adequadas.

Molde para injeção com três placas.

Empilhado

Consiste em vários níveis paralelos de placas de molde. Esses dois, três ou mesmo quatro níveis são usados ​​para tornar a produção mais eficiente. Isso é realizado porque esse tipo requer menos tonelagem de grampo durante um ciclo do que um molde de nível único com uma quantidade igual de cavidades.

Embora reduza os custos operacionais, seu custo inicial é alto porque leva mais tempo para construir. Esse tipo de molde pode até mesmo ser feito para acomodar vários materiais de uma vez!

Molde empilhado para injeção plástica.

Tipos de cavidades

Essa classificação tem relação com o volume que o molde pode produzir a cada ciclo. O número de cavidades determina a quantidade produzida e dita muito a velocidade de produção.

Cavidade Única

Um molde de cavidade única produz apenas uma peça por ciclo. Embora, dos tipos de moldes de injeção, esse possa ser o de produção mais lenta, o uso de uma única cavidade permite que a ferramenta seja mais barata do que outras opções. Esse custo relativamente menor também torna as produções de menor volume mais acessíveis.

Um dos tipos de moldes de injeção é o de cavidade única.

Cavidades múltiplas

Um molde com várias cavidades é projetado para fazer muitas peças idênticas por ciclo. Esse tipo é mais caro porque leva mais tempo para cortar cada cavidade adicionada.

Produções de grande volume são normalmente realizadas com este tipo de ferramenta porque cada ciclo pode ser feito para produzir muito mais do que um molde de cavidade única, ajudando na velocidade de produção!

Molde de injeção de cavidades múltiplas.

➡️ Saiba mais sobre nossos serviços de construção de moldes

Por extração

É preciso ficar atento ao modo que os produtos moldados serão extraídos do molde. Por isso, observe a matéria-prima injetada, as contrações, detalhes estreitos, travas e outros recursos da injetora utilizada.

Existem vários métodos de extração, mas os principais são: placas impulsoras, pinos, ar comprimido e núcleo rotativo.

Placas impulsoras

O sistema de placa impulsora é utilizado para o deslocamento dos elementos que extraem as peças plásticas moldadas. Essa placa é adicionada à injetora.

Pinos

É o mais comum e também o mais fácil de colocar. Os produtos são extraídos por pinos extratores — através de uma força causada por essas barras cilíndricas.

Ar comprimido

O ar comprimido é inserido entre a face do molde e da peça plástica moldada. É especialmente útil no desmolde de caixas e recipientes. 

Núcleo rotativo

Tem uso para produções grandes e rápidas, e em peças em que a rosca é retirada automaticamente durante ou após a abertura do molde de injeção. Esse método de extração é baseado na rotação do núcleo macho ou fêmea roscados.

Tipos de extração de moldes de injeção.

Sistema de alimentação

O sistema de alimentação dos tipos de moldes de injeção é complexo, possuindo uma série de componentes. O primeiro desses elementos é a bucha, um objeto cilíndrico que permite o encaixe do bico da máquina injetora com o molde de injeção. Assim, a bucha é o primeiro contato entre molde e material plástico.

Veja as principais funções desse sistema abaixo.

✔️ Distribuir material para as cavidades

✔️ Balancear o preenchimento de cavidades múltiplas

✔️ Maximizar a eficiência do consumo de energia

✔️ Facilitar a extração

✔️Controlar pressurização e recalque

✔️Entre outros.

Existem dois tipos de alimentação: direta e indireta. A direta é quando não existem canais de alimentação (os canais possuem a função de ligar o canal de injeção às entradas da cavidade) entre a bucha e a peça.

Já na indireta, o material sai da bucha, passa por um canal de alimentação e chega à peça. Esse segundo tipo de alimentação de moldes é o mais utilizado, pois proporciona maior produção de peças por ciclo.

Entradas

Outro elemento importante do sistema de alimentação é a entrada. Esse elemento é responsável por oferecer maior controle da velocidade assim que o material chega à peça. Algumas classificações de entradas: capilar, retangular, disco, leque, filme, submarino, ala, anel, unha de gato, e cunha.

A importância do molde certo

A Madeiplast te ajuda a escolher o molde certo para sua produção.

A escolha do tipo correto de ferramenta para sua produção é crucial porque o tipo de molde de injeção terá um impacto direto na qualidade do produto, na velocidade de produção e, como resultado, nos custos gerais!

Construção e reparação de moldes – Orçamento Online

Precisa de auxílio para saber quais tipos de moldes de injeção são mais indicados para sua produção? Entre em contato com nossa equipe!

A Madeiplast conta com um setor de ferramentaria de moldes de injeção especialmente para a fabricação e manutenção dessas ferramentas. Solicite seu orçamento abaixo, nossa equipe retorna rapidamente para conversarmos sobre as necessidades da sua indústria.