Corte a plasma: descubra tudo antes de comprar sua máquina!

Entenda tudo sobre corte a plasma antes de investir nesse equipamento.

O corte a plasma é uma tecnologia que vem crescendo na indústria a cada dia. Capaz de cortar até os materiais mais duros (como o aço!), essa operação oferece rapidez, precisão e excelente acabamento. Diversos segmentos podem se beneficiar desse corte de materiais: serralherias, caldeirarias, empresas de reparação de veículos, etc.

Se você está pensando em investir numa máquina a plasma, esse artigo é para você! Preparamos ele especialmente para quem quer tirar dúvidas e entender tudo sobre o assunto.

A Madeiplast conta com uma divisão especialmente focada na venda de consumíveis de plasma. Confira nosso vasto estoque em uma das duas lojas da Steel Plasma e garanta o melhor custo-benefício para sua indústria!

➡️ Steel Plasma opção 1

➡️ Steel Plasma opção 2

Você também vai gostar de ler:

➡️ Tudo sobre consumíveis plasma

➡️ Os tipos de moldes de injeção

➡️ Usos do polipropileno injetado

O que é plasma?

Para entender como funciona o corte a plasma, primeiro é preciso entender o básico: o que é plasma? Na indústria, o plasma é um gás ionizado — um gás que foi energizado a ponto de os elétrons se libertarem de seus átomos, mas ainda assim viajarem com o núcleo.

Quando passamos gases pressurizados (como oxigênio, nitrogênio, argônio ou mesmo ar comprimido) por uma grande faísca, ele ioniza o gás e cria um fluxo controlado de plasma.

O que é corte a plasma?

Com o plasma, é possível cortar metais duros. Para isso, é necessário um bico com um orifício — formado por uma alta voltagem e pressão do ar — transformando o gás aquecido em plasma.

As tochas de plasma podem atingir temperaturas superiores a 15000 ºC! Um fluxo de plasma nessa temperatura pode cortar rápida e facilmente a maioria dos materiais!

Cada sistema de corte a plasma é feito destes três componentes:

✔️Fonte de alimentação: é responsável por sustentar o arco de plasma durante toda a duração de um corte.

✔️Console de partida do arco: cria a faísca dentro da tocha de plasma que cria o arco de plasma.

✔️Tocha de plasma: fornece o alinhamento necessário para cortes de precisão e também para resfriar os consumíveis.

Tocha utilizada no cortador a plasma.
Tocha de plasma.

Tipos de corte a plasma

Quase todos seus sistemas se enquadram em duas categorias: sistemas convencionais e de precisão a plasma.

Sistemas convencionais de plasma

Normalmente usam ar comprimido como gás de plasma, e a forma do arco é determinada pelo bico da tocha. Embora esses tipos sejam comuns, eles são menos precisos do que a outra forma de corte a plasma.

Sistemas de plasma de precisão

Usa uma variedade de gases, como oxigênio, nitrogênio ou uma mistura de hidrogênio / argônio / nitrogênio para obter cortes ideais em uma ampla gama de materiais condutores.

Esses tipos de sistemas são controlados por CNC (Controle Numérico Computadorizado) e projetados para produzir os cortes mais precisos possíveis! As tochas e os desenhos que cortam são mais complexos e a forma do arco é restrita para adicionar precisão.

Tipos de máquinas

✔️Manuais: as mais modernas contam com sistema jato coaxial de ar (que comprime ainda mais o plasma) para ter o corte com menos ângulo, mais velocidade e precisão.

✔️CNC (Comando Numérico Computadorizado): o controle do gás e do sistema é mais eficiente, prolongando a vida útil dos consumíveis.

Máquina de corte a plasma CNC cortando metal em círculos.

➡️ O que é usinagem CNC? – Blog

Como funciona?

Os cortadores de plasma estão se tornando uma ferramenta cada vez mais comum em muitos setores, como fabricação de metal, construção e reparo automotivo. É capaz de cortar vários tipos de metal!

Para criar o plasma, a máquina envia um arco elétrico através de um gás (oxigênio, nitrogênio ou argônio) que rapidamente aumenta os níveis de calor a ponto de ir além de um sólido, líquido ou gás e se tornar plasma.

A máquina então usará o plasma para transferir a energia para qualquer metal condutor, permitindo que ele corte com muito pouca ou nenhuma resistência. Este método resulta em um processo de corte limpo e rápido!

Quais metais podem ser cortados por plasma?

Um cortador de plasma só pode ser usado para metais e ligas condutoras.

✔️Aços

✔️Alumínio

✔️Cobre

✔️Latão

✔️Ferro fundido

✔️Titânio

✔️Monel

✔️Inconel

Chapas de alumínio.

É possível cortar metal com pinturas?

Sim, no entanto, exigirá uma conexão sólida em uma seção limpa do metal que seja o mais próximo possível da área em que você está trabalhando.

Dificuldades no trabalho

Você só terá dificuldade para executar o corte a plasma se houver água ou umidade no compressor de ar da máquina e se a pressão do ar estiver incorreta. Para descobrir qual é a quantidade certa de pressão de ar para sua máquina, verifique as diretrizes de sua tocha de plasma.

Se, durante o corte, a máquina estiver engasgada e irregular, a causa pode ser a umidade. Para garantir que o ar do compressor esteja seco, use filtros de ar descartáveis ​​com liberação rápida na base da ferramenta.

Gases utilizados

Os mais populares são oxigênio, nitrogênio ou argônio. Alguns sistemas de corte de plasma incluem recursos multigás, portanto, uma variedade de gases pode ser usada para diferentes aplicações.

Gases diferentes são usados ​​dependendo do tipo de metal que você está cortando.

✔️O oxigênio se tornou o gás padrão a ser usado no corte de aço, pois oferece velocidade de corte mais rápida do que qualquer outro.

✔️O nitrogênio é a melhor escolha quando se trata de cortar alumínio e aço inoxidável e pode fornecer uma excelente qualidade de corte.

✔️O argônio é ideal para cortar aço inoxidável espesso e alumínio, pois é o plasma de combustão mais quente.

✔️Para uma escolha mais econômica, recomenda-se o uso de ar comprimido limpo e seco, que também corta aço inoxidável e alumínio.

Vantagens

Corte a plasma manual.

✔️O corte a plasma é a maneira mais rápida, precisa e econômica de cortar metais.

✔️Capaz de cortar todos os materiais condutores. O corte por chama, embora também adequado para o corte de metais grossos, é limitado apenas a metais ferrosos.

✔️Ótima qualidade para espessuras de até 50 mm.

✔️Espessura máxima até 150 mm.

✔️Melhor maneira de cortar aço inoxidável e alumínio de espessura média.

✔️As máquinas CNC estão disponíveis para fornecer alta precisão e repetibilidade.

✔️Pode cortar na água, resultando em menor ZTA (zona termicamente afetada). Também reduz os níveis de ruído.

✔️Corte menor em comparação ao corte à chama.

✔️Velocidade de corte mais rápida do que oxicorte.

Dicas e truques

✔️Uma das coisas mais difíceis de fazer com uma tocha de plasma é cortar uma linha reta. O truque é usar uma cerca guia. Coloque o bastão paralelo à linha de corte, prenda-o e pressione a ponta da tocha contra o bastão como um guia.

✔️Cortar círculos é um pouco mais difícil. Você pode usar um anel de madeira ou algum outro guia semelhante ao método acima, ou você pode usar um gabarito circular. Esta ferramenta é aparafusada à cabeça da tocha e usa ímãs ou parafusos para prendê-la à peça de trabalho. Em seguida, basta acender a tocha e girar a alça ao redor do pivô central, fazendo um círculo perfeito.

✔️Outra dica é ter muitos consumíveis à mão. Dependendo da marca da máquina que você usa, você pode precisar de mais. Faça pesquisas sobre a máquina que você está considerando obter.

A máquina de corte a plasma precisa de consumíveis.
Consumíveis incluem difusor de gás, eletrodo, bico de corte, bocal e tampa de retenção.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, conte com a Steel Plasma para seu estoque de consumíveis. Essa divisão da Madeiplast é especializada em oferecer os melhores acessórios para seu corte a plasma!

➡️ Steel Plasma opção 1

➡️ Steel Plasma opção 2