O eletrodo plasma é um dos consumíveis que compõe a tocha para corte a plasma. Junto com o bico, esse componente tem a função de comprimir e proteger o jato de plasma que faz o corte dos metais.
Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto: funções do eletrodo, como funciona, principais modelos, quando trocar e como aumentar sua vida útil.
Na Steel plasma você encontra eletrodo e outros consumíveis para sua tocha plasma. Confira nossos produtos em uma de nossas lojas online e garanta o melhor custo-benefício do mercado.
➡️ Steel Plasma – Mercado Livre
➡️ Steel Plasma – Mercado Shops
Você também vai gostar de saber:
➡️ Tipos de consumíveis plasma
O que é eletrodo plasma?
Um eletrodo é um componente condutor eletricamente carregado.
Para que serve?
A função primária de um eletrodo de plasma é fornecer energia ao arco de plasma, conectando-se à saída negativa da fonte de alimentação. A função secundária do eletrodo é conduzir energia de alta tensão (também conhecida como alta frequência) durante a sequência de partida, adicionando energia para ionizar o gás de corte, permitindo assim que o arco de plasma se inicie.
O emissor de háfnio é a parte mais importante do eletrodo. Como o háfnio é um mau condutor térmico, ele é ligado ao corpo de cobre do eletrodo através de um processo que garante uma excelente conexão térmica e elétrica.
Outro fator muito importante para garantir a qualidade do corte é a estabilidade dimensional repetível, onde o eletrodo se ajusta bem aos demais componentes internos da tocha. Se o comprimento ou diâmetro estiverem incorretos, afetará drasticamente o alinhamento e a qualidade do corte!
Como funciona?
Os eletrodos da tocha de plasma conduzem a corrente para criar e manter um arco para tarefas de corte a plasma.
Nesse sentido, os cortadores de plasma funcionam enviando um gás pressurizado, como nitrogênio, argônio ou oxigênio, através de um pequeno canal.
No centro deste canal está um eletrodo carregado negativamente. Quando você aplica energia ao eletrodo negativo e toca a ponta do bico no metal, a conexão cria um circuito. Uma faísca poderosa é gerada entre o eletrodo e o metal.
À medida que o gás inerte passa pelo canal, a faísca aquece o gás até atingir o quarto estado da matéria (plasma). Essa reação cria um fluxo de plasma direcionado, aproximadamente 30.000 ºF (16.649 ºC) e movendo-se a 6.096 m/s, que reduz o metal a escória fundida!
Tipos de eletrodo plasma
Os eletrodos são compatíveis com marcas e séries específicas de tochas de plasma. Como existem inúmeras tochas no mercado, existem também variados modelos de eletrodo plasma.
Eletrodo plasma Hypertherm
🔶Eletrodo 100A Hypertherm Powermax 1650: eletrodo de 100 amperes para tocha plasma Hypertherm 1650.
🔶Eletrodo Plasma Hypertherm 260: compatível com o modelo Eletrodo Thermacut, 200 amperes.
Trafimet
🔶Eletrodo Plasma A90/a140/a101/a141: eletrodo utilizado na tocha Trafimet Ergocut A90 / A140 / A141 para corte.
🔶Eletrodo Médio – S30 / S45: eletrodo médio utilizado na tocha Trafimet Ergocut S30 / S45 para corte.
Cebora
🔶Eletrodo Curto P70: eletrodo utilizado na tocha Cebora P-70 para corte, amperagem 70.
🔶Eletrodo Longo P70: utilizado na tocha Cebora P-70 para corte.
Esab
🔶Eletrodo Curto Lph 35: eletrodo curto utilizado na tocha Esab LPH 35 para corte.
Quando o eletrodo precisa ser trocado?
À medida que é utilizado, os elementos condutores (tungstênio e háfnio) se fundem e, durante o processo de corte, saem pelo bocal, formando um furo na parte frontal do eletrodo.
Em geral, se uma inspeção visual encontrar essa frente perfurada mais profundamente do que cerca de 0,8 mm, é hora de trocar o eletrodo. Mas fique de olho na profundidade máxima sugerida pelo fabricante.
Se não houver a troca, o corte será severamente afetado! Você poderá notar um brilho verde em seu arco, pois os materiais condutores desaparecem, deixando o cobre queimar. As temperaturas muito maiores causadas neste estágio podem danificar outros componentes, devendo ser evitado!
A melhor prática com bicos e eletrodos é substituir ambos ao mesmo tempo, pois a eficácia de um geralmente depende do outro.
Dicas para aumentar a durabilidade
✔️Sempre selecione corretamente o eletrodo e o bico de corte de acordo com a espessura da chapa que será cortada.
✔️Fique na velocidade de corte adequada ao conjunto eletrodo/bico que está usando.
✔️Mantenha a distância correta entre o bico de corte e a chapa metálica.
🔶Seguir as dicas acima ajudam a aumentar o tempo de vida útil do Háfnio e, consequentemente, prolonga o tempo de uso do eletrodo!
Onde comprar eletrodo plasma? – Steel Plasma
Aqui na Steel Plasma (loja de consumíveis da Madeiplast) você encontra um vasto estoque de eletrodo plasma para pronta-entrega. Contamos com modelos e marcas compatíveis com diferentes tochas disponíveis no mercado.