Funções do bico de corte plasma

Tudo o que você precisa saber sobre o bico de corte plasma.

O bico de corte plasma é um dos principais componentes da tocha. Ele é responsável por restringir o fluxo de gás e o arco que flui através dele. Esse arco salta de um eletrodo na tocha para outra coisa — geralmente o metal condutor que está sendo cortado. Abaixo você entende tudo sobre o assunto!

Na Steel Plasma, loja online de consumíveis da Madeiplast, você encontra um vasto estoque de peças para sua tocha plasma. Confira em algum dos links abaixo!

➡️ Steel Plasma – Mercado Livre

➡️ Steel Plasma – Mercado Shops

Você também vai gostar de saber:

➡️ O que é e funções do bocal de plasma

➡️ A importância do difusor de gás plasma

➡️ Saiba tudo sobre consumíveis de plasma

O que é bico de corte plasma?

É um consumível que compõe a tocha plasma projetado para restringir o fluxo de gás que flui através do orifício no centro do bico. Isso foca o arco de plasma que afeta diretamente o tamanho da peça ou do corte.

Um bico de corte plasma impróprio ou desgastado fará com que a peça tenha bordas e/ou tamanho inadequados. Por isso, o orifício deve ser um círculo perfeito e não oval.

Saiba o que é e funções do bico de corte plasma.

Para que serve?

Para focar o arco de plasma e o gás que o envolve para fazer um corte limpo e preciso. Um bico com uma abertura maior é usado para goivagem (abertura de sulcos), enquanto um bico com uma abertura menor — que direciona ainda mais o gás — é usado para trabalhos finos e detalhados!

Como funciona?

O bico de corte plasma é exposto a uma pressão mecânica, constrição térmica e magnética do arco de plasma através de respingos de gás de plasma, de modo a aumentar a espessura da energia e a resistência ao impacto para realizar o processo de corte.

Ele funciona como um guia do arco. Durante a operação, os eletrodos servem como cátodo, os bicos como ânodos. Como resultado da área elétrica, os produtos ionizados de gás de plasma guiam o arco dentro do campo do eletrodo e do bico. A chama fluindo traz a conexão do arco com a peça de trabalho. Após o fluxo da chama, o bico é substituído pela peça de trabalho que serve como ânodo e um arco de plasma cortado se forma dentro do campo do eletrodo e do bico.

O gás misto cruza a área do arco de alta frequência. O gás pode consistir em ar comprimido ou uma mistura de hidrogênio, argônio, azoto. O arco de alta frequência ioniza o gás em partículas atômicas principais gerando plasma.

Saiba como funciona o bico de corte dentro da tocha de plasma.

➡️ Tudo sobre corte a plasma – Blog

Modelos de bicos de corte

🔶Cebora P70 1.0mm.

🔶Power Max 1650, 100A.

🔶Cutmaster-esab, 60A (para tocha de corte plasma SL60/100).

🔶Back Striking, Pt-60 1,0mm (utilizado na tocha PT60 para corte).

🔶Powermax1000, 60A (para tochas 1000 / 1250 / 1650).

🔶Powermax 1000, 40A.

🔶Hypertherm260, 260A.

🔶Hypertherm Hsd130, 130A, O2 (modelo compatível: HYPERTHERM THERMACUT).

🔶POWERMAX105, 105ª, modelo 220990 (compatível: Hypertherm Powermax 800; características: utilizado na tocha hypertherm powermax 105; o bico 220990 serve na tocha manual e mecanizada / Reta).

🔶E muitos outros!

Quando o bico de corte plasma precisa ser trocado?

Existem inúmeros modelos de bico para tochas de corte a plasma.

Entre todos os consumíveis, o bico de corte plasma é o que mais sofre desgaste! Geralmente, precisa ser substituído após cerca de 300 horas de corte.

O material da peça de trabalho, a densidade e o procedimento de corte influenciam a vida útil do bico. Ao cortar aço inoxidável o gasto regular de bicos não é tão alto. No caso de corte de chapas de 10 mm de espessura, o bico será poupado, mas chapas mais grossas de até 16 mm requerem substituição frequente do bico.

Os bicos vêm em uma variedade de tamanhos para acomodar vários tipos de cortes – quanto mais focado o corte, menor o orifício. Desse modo, uma inspeção visual que revela um orifício ampliado ou que se tornou oval é um sinal claro de que esse consumível precisa ser substituído! Uma coisa que não é um fator aqui, no entanto, é a cor. Assim, um bico apenas descolorido não é sinal de desgaste.

Dicas para aumentar a durabilidade

🔶Não sobrecarregue o bico: ou seja, exceder sua corrente de operação o danificará rapidamente! A intensidade da corrente deve ser 95% da corrente de trabalho do bico. Por exemplo, a intensidade de corrente de um bico de 100A deve ser ajustada para 95A.

🔶Remova os óxidos nos bicos de ar comprimido ou oxigênio. Limpe o interior do bico com uma flanela limpa para eliminar os óxidos. Caso contrário, o óxido depositado no bico afetará o fluxo de ar e reduzirá a vida útil dos consumíveis.

🔶Use uma altura de corte razoável, que é a distância entre o bico de corte e a superfície da peça de trabalho. Ao perfurar, tente usar um valor ligeiramente superior à altura de perfuração na tabela de parâmetros.

🔶Garanta a pressão de ar correta e a taxa de fluxo do plasma. Se a pressão do ar for muito alta, a vida útil do eletrodo será bastante reduzida; se a pressão do ar for muito baixa, a vida útil do bico será afetada.

🔶Comece o corte sempre a partir da borda. Usar a borda como ponto de partida prolongará a vida útil das peças que compõem a tocha. O método correto é apontar o bico diretamente para a borda da peça de trabalho antes de iniciar o arco de plasma.

🔶Mantenha a tocha e os consumíveis limpos. Qualquer sujeira nesses componentes afetará muito o funcionamento do sistema a plasma! Ao substituir os consumíveis, coloque-os sobre uma flanela limpa, verifique as nervuras de conexão da tocha com frequência e limpe a superfície de contato do eletrodo e os bicos com limpador de peróxido de hidrogênio.

Os 5 consumíveis que compõem a tocha de corte a plasma. O bico é o terceiro elemento da imagem.
Consumíveis que compõem a tocha de plasma. O bico de corte é o terceiro elemento da imagem.

Onde encontrar? – Loja Online

Na Steel Plasma você encontra diferentes modelos de bico de corte plasma para sua máquina. Temos duas opções de loja online para melhor te atender. Confira!

➡️ Steel Plasma – Mercado Shops

➡️ Steel Plasma – Mercado Livre